
A fim de incluir e valorizar PcDs (Pessoas com Deficiência) que vivem em Hortolândia, a Prefeitura elaborou uma programação especial, com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, para o “Setembro Verde”, mês de inclusão da pessoa com deficiência. As atividades compiladas pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, por meio do DPP PcD (Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência), envolvem diversos órgãos municipais e entidades parceiras, como o IFSP (Instituto Federal de São Paulo, campus Hortolândia.
A abertura oficial da programação está agendada para o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, que cairá no terceiro domingo do mês (21/09). Nesta data, haverá a 2ª Caminhada Inclusiva do Conselho PcD, com atividades culturais inclusivas.
Dentro dos preparativos para a celebração do mês, o DPP PcD e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Amanda realizaram, na última sexta-feira (06/09), a ação “Setembro Verde”, que mobilizou cerca de 30 pessoas, dentre elas pessoas em cadeiras de rodas, com Síndrome de Down e múltiplas deficiências, além de familiares e responsáveis. Ao som de instrumentos de percussão, o grupo realizou caminhadas por alguns trechos da Av. Brasil, levando uma faixa que dizia “Setembro Verde é a luta pela inclusão social da pessoa com deficiência”. Os instrumentos fazem parte de um projeto realizado pela Prefeitura, junto a este segmento, em unidades do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A percussão é uma poderosa ferramenta de Inclusão e os resultados são notáveis. Aliás, essa ferramenta é um forte aliado para qualquer campanha. Famílias relatam melhoras significativas no comportamento”, explica o assessor Alexandre Amaro, representante do DPP PcD.
“Pensar na assistência social e no CRAS é reconhecer todas as minorias existentes e suas potencialidades. Em setembro, é comemorada a luta por direitos da Pessoa com Deficiência. Foi pensando nisso que propusemos esse evento. Lutar pelos direitos fora dos muros, fora dos estigmas. A equipe do CRAS e a equipe do Departamento da Pessoa com Deficiência conseguiram executar uma ação impecável, atingindo a população real, aquelas pessoas que andam pelo bairro Jardim Amanda. Parabéns a toda equipe e a Secretaria de Inclusão que proporciona esses eventos!”, afirmou o Coordenador do CRAS Jd. Amanda, Willian Cassiano da Cruz Pinto Oliveira.

Outra atividade vinculado ao “Setembro Verde” na cidade foi o 1º Open de Rugby em Cadeira de Hortolândia, realizado neste final de semana, na Estação Cidadania de Esportes “Deputado Luiz Lauro Filho”, no Jd. Amanda. O evento reuniu cerca de 200 pessoas e teve como time vencedor o “Gigantes”, de Campinas.
“A Lei Brasileira de Inclusão assegura os direitos das Pessoas com Deficiência, mas ainda há muito a ser feito no Brasil, pois muitos ainda enfrentam dificuldades. Por isso, promover a inclusão social e a acessibilidade é fundamental para garantir que todos, independentemente de suas condições, tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. Desta forma, a campanha do Setembro Verde tem por objetivo aumentar a visibilidade desta parcela importante da população, promovendo a disseminação de informações e ampliando o apoio à causa”, afirmou o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira.
Confira a programação abaixo:
Semana de ação – Setembro Verde 2025
Abertura oficial do “Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência”
2ª Caminhada Inclusiva do Conselho PcD com atividades culturais inclusivas
Data e hora: 21/09, domingo, às 8h
Local: Parque Socioambiental Lago da Fé
Iluminação especial no Paço Municipal e na Ponte da Esperança (estaiada)
Data: 21 a 28/09, domingo a domingo)
Formações da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para atendimento inclusivo
Data e hora: 22/09, segunda-feira, 14h
Local: CRAS Jd. Amanda, Av. Tarsila do Amaral, 540 – Jardim Amanda II
Data e hora: 23/09, terça-feira, 9h
Local: Centro Pop (Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua), Rua Maria Bernardes 505, Remanso Campineiro
Data e hora: 23/09, terça-feira, 13h
Local: CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Av. São Francisco de Assis, 426 – Vila Real
Data e hora: 24/09, quarta-feira, 9h
Local: Departamento de Inclusão Produtiva, Rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara II
Data e hora: 24/09, quarta-feira, 11h
Local: CRAS Jd. Primavera, Rua da Amoreira, nº 35 – Jd. Primavera
Data e hora: 25/09, quinta-feira, 11h
Local: CRAS Jd. Novo Ângulo, Rua Francisco Bereta, 330, Jardim Novo Ângulo
Data e hora: 26/09, sexta-feira, 8h15
Local: CRAS Jd. Santa Clara, Rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara II
Data e hora: 26/09, sexta-feira, 11h
Local: CRAS Jd. Rosolém, R. Guido Rosolém, 177 – Jardim Rosolém
Data e hora: 30/09, terça-feira, 8h
Local: CRAS Jd. Brasil, Rua da Amizade, 240, Jardim Brasil
II Exposição IncluIF (Exposição de Arte Inclusiva no Instituto Federal de São Paulo)
Data e hora: 24/09, quarta-feira, 11h30 (abertura), 25 e 26/09, quinta e sexta-feira, das 9h às 21h
Local: câmpus Hortolândia, Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1896 – Vila São Pedro
Setembro Surdo – apresentação do espetáculo “Cem história, sem palavras”, com Damião e Cia, tenda com jogos e trabalhos realizados por alunos surdos
Data e hora: 25/09, quinta-feira, às 18h30
Local: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, R. Santos Dumont, 45 – Jardim Amanda I