
Apresentação no Grau Técnico Sumaré integra ações que reforçam o papel do técnico de enfermagem no cuidado de pacientes em risco
A música é uma grande aliada para a saúde mental. E para mostrar na prática os benefícios da música para o equilíbrio emocional, o Coral do Projeto Colorindo a Mente realizou, na noite desta terça-feira, 10/9, uma apresentação especial para os alunos da unidade do Grau Técnico de Sumaré. A ação faz parte das ações que a unidade desenvolve em alusão ao Setembro Amarelo.
O Projeto Colorindo a Mente é uma iniciativa voluntária, gratuita e sem fins lucrativos criada pelo psicólogo Rafael Augusto Costa, de Sumaré. O projeto existe há oito anos e é voltado ao atendimento de pessoas em situação de sofrimento psicológico. O coral é uma das ações que integram o projeto e o seu objetivo é promover a saúde mental através do canto.
Priscila da Silva Braga, coordenadora pedagógica do Grau Técnico Sumaré, explica que o objetivo de levar o coral para a escola foi mostrar na prática um projeto que tem resultados positivos no combate à depressão. “Queremos mostrar, com resultados reais, que é possível superar a depressão. O Projeto Colorindo a Mente é da cidade e desenvolve um trabalho incrível de apoio e atendimento às pessoas em sofrimento psicológico. E a música tem ajudado a mudar a vida de muitas pessoas”, comentou.
Para o psicólogo Rafael Augusto Costa, a apresentação aos alunos pode ter um efeito muito importante na formação dos futuros profissionais, que poderão enxergar a saúde mental com outras perspectivas. “É muito importante que os alunos apliquem este conhecimento em favor da sociedade. Quanto mais conscientes estiverem, maiores serão as chances de acolher e ajudar alguém futuramente”, comentou.
Durante a apresentação, Rafael, que também é regente do coral, compartilhou um pouco da sua história. Na juventude, enfrentou uma depressão severa. Superou a doença, se formou em psicologia e decidiu criar o Projeto Colorindo a Mente para ajudar outras pessoas. Todo o atendimento prestado pelo projeto é gratuito.
Ao longo do mês, a unidade do Grau Técnico desenvolve uma série de atividades para reforçar a importância do Setembro Amarelo. Especialmente entre as turmas do curso Técnico em Enfermagem. A ideia é preparar os futuros profissionais para aprender a identificar os sinais e sintomas, como marcas físicas de auto lesão e discurso de desesperança, e, dessa forma, acolher pacientes em situação de depressão de forma correta. “O técnico de enfermagem tem um papel essencial no cuidado de pacientes que apresentam comportamentos de auto lesão e risco de suicídio e por isso precisam estar preparados para atuar de forma preventiva, acolhedora e colaborativa com a equipe multiprofissional”, comenta Adriana Guerra, gestora do Grau Técnico Sumaré.
Sobre o Grau Técnico
Maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes na semana. Atualmente o grupo conta com mais de 200 mil alunos, em 130 unidades presentes em todo país. Em Sumaré, a unidade oferece os cursos de Enfermagem, Radiologia, Farmácia, Administração e Eletrotécnica.
Sobre o Grau Profissionalizante
Fundada em 2015 e anteriormente conhecida como Nível A, a franquia Grau Profissionalizante é reconhecida como “A escola da sua profissão”. Com diversas unidades em todo o Brasil, oferece mais de 60 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, incluindo áreas como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e motos, e refrigeração, entre outros. Para mais informações, acessem https://www.graup.com.br/unidades.