
Entre os animais apreendidos estava um Caboclinho, ave ameaçada no estado de São Paulo. O responsável foi multado em R$ 27,5 mil.
Uma operação da Polícia Militar Ambiental resgatou 46 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro em Hortolândia (SP), neste sábado (18). A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima que levou os agentes até o imóvel.
Caboclinho está entre as espécies apreendidas
Entre as aves encontradas estava um Caboclinho, espécie incluída na lista de animais ameaçados de extinção em São Paulo, conforme decreto estadual. O responsável não possuía autorização ou cadastro como criador amadorista de passeriformes, o que é obrigatório pela legislação ambiental.
A corporação aplicou multa de R$ 27,5 mil e apreendeu todas as aves, que foram encaminhadas ao Instituto Belas Aves, em Limeira (SP). No local, os animais passarão por avaliação veterinária e processo de reabilitação, antes de possível reintrodução na natureza.
Espécies resgatadas
Entre os exemplares apreendidos estavam:
- Caboclinho
- Canário-da-terra
- Trinca-ferro-verdadeiro
- Galo-de-campina
- Tico-tico-rei
- Papa-capim
- Sabiá-barranco
- Garibaldi
- Tiziu
- Encontro
- Tico-tico
- Sanhaçu
- Bigodinho
- Papagaio-verdadeiro
- Tuim
Crime ambiental
O homem flagrado com os animais responderá por crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, que trata dos crimes contra a fauna.
A Polícia Militar Ambiental reforça que manter aves silvestres em cativeiro sem autorização é crime, e que denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones 190 ou 181 (Disque Denúncia).
Sobre o Autor