
Um avião de carga efetuou um pouso de emergência no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta segunda-feira (12). O Boeing 737-400, da Modern Logistics, com o prefixo PP-YBB, teve um pneu estourado durante a decolagem no início da tarde.
O comandante declarou emergência assim que percebeu a situação. Na aterrissagem, outro pneu do lado esquerdo também estourou, causando danos ao trem de pouso.
A aeronave passou aproximadamente duas horas realizando o procedimento de queima de combustível. Desde o pouso, o Boeing permanece na pista, impedindo outras decolagens e aterrissagens.
De acordo com a Aeroportos Brasil, a concessionária responsável por Viracopos, o incidente não resultou em feridos, e todos os protocolos de segurança foram seguidos durante a aterrissagem.
Em nota, a Modern Logistics informou que as “causas do problema técnico ocorrido hoje estão sendo investigadas pela equipe interna da empresa” e enfatizou que a decisão “foi tomada de forma segura e em conformidade com todas as normas de aviação.”
Outro caso em Santa Catarina
O Aeroporto Internacional de Florianópolis está temporariamente fechado após os pneus de um avião da Azul aparentemente murcharem durante o pouso nesta segunda-feira (12).
O terminal anunciou a suspensão das operações em uma postagem nas redes sociais. A Azul comunicou que, por questões técnicas, o voo AD 4225 não conseguiu deixar a pista por conta dos danos.
O voo partiu de Belo Horizonte, Minas Gerais, às 23h25 e chegou a Florianópolis às 01h15. Conforme informações do portal Flight Aware, a aeronave era um bimotor da Embraer, modelo ERJ-190-400.
Um dos passageiros registrou imagens dos pneus aparentando estar murchos, quase tocando o solo, ao desembarcar do avião. Ele relatou que conseguiu descer da aeronave por volta das 02h30.