Uma distribuidora de carnes localizada na Rua Dalva de Oliveira, no Jardim São Bento, em Hortolândia, foi interditada na tarde desta segunda-feira (17) após uma operação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana. No local, foram encontradas mercadorias vencidas e condições precárias de higiene, resultando na apreensão de quase 38 toneladas de produtos.

O responsável pelo estabelecimento, um homem de 43 anos, foi preso em flagrante por crimes contra as relações de consumo. Além disso, um funcionário de 41 anos foi detido por ter um mandado de prisão em aberto devido ao não pagamento de pensão alimentícia.

Durante a inspeção, a polícia encontrou baratas congeladas dentro das câmaras frias, além de camundongos e ratoeiras armadas. O delegado Fernando Fincatti Periolo informou que a operação foi motivada por uma denúncia sobre carne estragada. No local, foram encontrados linguiças sendo produzidas em meio a moscas, carnes armazenadas fora do freezer e o uso de corantes para alterar a aparência dos produtos.

O suposto proprietário não revelou quais estabelecimentos recebiam os produtos da distribuidora. Após a perícia do Instituto de Criminalística (IC) e avaliação da Vigilância Sanitária, o local foi lacrado.

Todas as mercadorias apreendidas serão descartadas, e o proprietário será responsável por contratar uma empresa especializada para a destinação correta dos produtos.

Carnes foram apreendidas em operação da DIG de Americana – Foto: DIG de Americana / Divulgação