A duplicação da Avenida Santana e a construção de um viaduto sobre a linha férrea, na Vila Real, seguem em andamento em Hortolândia. Segundo a Rumo, concessionária responsável pela ferrovia, a previsão é que a obra seja finalizada no segundo semestre deste ano.

As intervenções na área começaram em janeiro de 2024, com a desapropriação e demolição de imóveis, realizada pela Prefeitura, para que a Rumo pudesse executar o projeto.

O viaduto faz parte de um conjunto de investimentos apresentados pela concessionária ao Governo Federal, como contrapartida para a renovação do contrato de concessão da malha ferroviária paulista por mais 30 anos.

A obra é considerada essencial para a mobilidade urbana da cidade. Atualmente, o fluxo intenso de veículos na região resulta em congestionamentos frequentes, principalmente nos horários de pico, quando a passagem do trem interrompe temporariamente o trânsito.

Os trabalhos começaram efetivamente em junho de 2024. De acordo com a concessionária, o viaduto terá 240 metros de extensão e quatro faixas de circulação, proporcionando mais fluidez ao tráfego e maior segurança para motoristas e pedestres.