Hortolândia saiu na frente na transição para um transporte público sustentável. O município da Região Metropolitana de Campinas será o primeiro do Brasil a eletrificar toda a frota de ônibus coletivos, com a chegada de dez veículos movidos a energia elétrica.

Investimento e infraestrutura

O projeto conta com R$ 29 milhões em investimentos do Ministério das Cidades, via Novo PAC, e inclui a instalação de dois pontos de recarga no Terminal de Transferência Parque dos Pinheiros, que também será revitalizado. A implantação será realizada por meio do programa Refrota.

Reconhecimento nacional

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, nesta quinta-feira (25), o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Eduardo Andia, destacou a liderança do município no processo de eletrificação:

“Hortolândia foi a cidade que mais se adiantou em cumprir com celeridade as etapas para fazer a transição. É a primeira do país a colocar em prática a eletrificação da frota de ônibus do transporte público.”

Tecnologia e conforto para os passageiros

Os novos ônibus elétricos devem começar a circular em 2026. Além de zerar a emissão de CO₂, os veículos terão:

  • Ar-condicionado;
  • Wi-Fi gratuito;
  • Carregadores USB;
  • Câmeras de segurança;
  • Acessibilidade completa.

Cada ônibus comporta até 36 passageiros sentados, com assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes ressaltou a relevância da iniciativa:

“Essa união nos leva cada vez mais longe, com tecnologia e inovação a favor da população.”

Capacitação profissional

Para garantir a operação eficiente da nova frota, os motoristas receberão especialização gratuita no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O curso abordará fundamentos técnicos, mecânica básica, protocolos de emergência e direção defensiva.

Segundo Denis Andia, a iniciativa de Hortolândia é um “exemplo para outras localidades em todo o país”.

Sobre o Autor

Conexão Hortolândia
Conexão Hortolândia

O Conexão Hortolândia é um veículo de comunicação jornalística independente, dedicado a cobrir os principais fatos e acontecimentos de Hortolândia e da Região Metropolitana de Campinas (RMC).