
A Prefeitura de Hortolândia concluiu, nesta semana, um mutirão de limpeza em bueiros localizados nos bairros Jardim Nova Europa, Jardim Amanda e Jardim Boa Esperança. A ação, coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos, tem como objetivo principal otimizar o funcionamento do sistema subterrâneo das redes de esgoto e águas pluviais.
A iniciativa visa evitar entupimentos, que podem levar a enchentes, alagamentos, erosões e buracos no solo, especialmente durante os períodos de maior incidência de chuvas. Mensalmente, são limpos mais de 500 bueiros, o que equivale a uma média de 25 por dia. Em cada ação, aproximadamente 2.000 kg de resíduos são removidos das vias.
Além da limpeza dos bueiros, a prefeitura, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), continua a reforçar o saneamento básico na cidade por meio de ações diárias de vistoria, fiscalização e orientação contra o descarte irregular de esgoto. Durante a semana, estes serviços foram realizados nos bairros Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Vila Real, Jardim Santiago e Jardim Carmen Cristina.
O descarte irregular de dejetos domésticos nas redes de esgoto e águas pluviais é considerado crime ambiental em Hortolândia, com sérias consequências para o meio ambiente, como a contaminação de rios, lagos, lagoas e mananciais. A prática acarreta multa de 3.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). Cada unidade tem o valor de R$ 4,7595, sendo necessária a regularização por parte dos moradores que forem flagrados cometendo a infração.
Fonte: www.hortolandia.sp.gov.br
Sobre o Autor