A confecção artesanal feita por mulheres rendeiras é uma atividade econômico-cultural que resiste até hoje em muitas regiões do Brasil. É um ofício familiar, transmitido de mãe para filha que tem se mantido por gerações. O universo das mulheres rendeiras é o mote do espetáculo teatral “Rendas”, que será encenado em Hortolândia. A apresentação será neste domingo (21/09), às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. Para assistir a peça, é necessário adquirir ingresso pelo site Sympla (CLIQUE AQUI). A classificação indicativa é de 12 anos. A apresentação da peça na cidade é viabilizada por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

Encenado pela Cia. Palco D´Água, o espetáculo conta as histórias de 15 mulheres rendeiras, que se centralizam na personagem Maria. Filha de mãe rendeira e pai pescador, ela começou a trabalhar desde cedo.

Ao longo da peça, Maria compartilha suas memórias, que são ilustradas por bailarinos que dançam ao som de músicas de artistas nordestinos conhecidos, como Alceu Valença e Lia de Itamaracá. Os relatos de Maria são inspirados em entrevistas com 15 mulheres da região Nordeste feitas pelo grupo teatral durante uma atividade de imersão artística.

Serviço – Espetáculo “Rendas”, com a Cia. Palco D´Água:

Data: 21/09 (domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)
Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda
Ingressos: site Sympla (CLIQUE AQUI)