Empresa contratada pela Prefeitura executa terraplanagem da beira do córrego para implantação do talude, esta semana

Hortolândia segue firme com a obra do futuro parque socioambiental que será construído na região do Jardim Santa Emília, entre as ruas Flaviano Lopes Serra e Geralda Maria de Jesus Costa. Esta semana, a empresa contratada pela Prefeitura continua com a canalização de um trecho de em torno de 230 metros do Ribeirão Jacuba que atravessa a área do parque.

De acordo com a Secretaria de Obras, a empresa executa a terraplenagem da beira do trecho do ribeirão. O serviço é necessário para a implantação do canal por onde correrá o curso d´água. Para o trabalho é utilizada uma escavadeira.

A canalização é aberta, do tipo bolsacreto. Esse tipo de canalização consiste no uso de revestimento feito com concreto moldado colocado dentro de mantas de tecido, feitas de material geotêxtil, formando bolsas. O material se molda ao terreno e, após o período de cura, forma um revestimento monolítico e durável. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, a canalização deve ser concluída até o fim do ano.

O projeto do parque prevê a implantação de pista de caminhada em piso intertravado, ciclovia, ciclopassarela e área de passeio público. O espaço ainda terá equipamentos de academia ao ar livre. A obra é realizada com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

NASCENTE DO RIBEIRÃO JACUBA

A Prefeitura de Hortolândia já realizou uma importante ação ambiental, que também beneficia a qualidade de vida da população. No ano passado, o município inaugurou o parque socioambiental Aloízio Pereira Silva, próximo ao Jardim Santa Emília.

Dentro do parque fica a nascente do Ribeirão Jacuba, o principal curso de água de Hortolândia que atravessa várias regiões do município. A área onde está a nascente estava muito degradada e passou por processo de revitalização e preservação pela Prefeitura.