
Rogério Vidmatas/Prefeitura de Dourados/Agência Brasil
A partir desta terça-feira (30), a Unidade Básica de Saúde do Santa Clara, em Hortolândia, também passa a aplicar a vacina contra dengue.
A decisão foi anunciada pela prefeitura como uma forma de distribuir de forma mais efetiva nos bairros a dose, que pode ser tomada por adolescentes de 10 a 14 anos.
Com isso, a vacina está disponível em 13 UBSs do município, das 8h às 15h30. Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto e CPF.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Hortolândia é imunizar 15.486 pessoas de 10 a 14 anos.
A vacinação é feita com duas doses, de acordo com a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde.
O intervalo da primeira para a segunda dose é de três meses. Hortolândia começou a aplicação da segunda dose no dia 17 de julho.
Em abril, quando a campanha começou, o governo do Estado enviou 4.298 doses. O município recebeu mais 1.077 doses da vacina, enviadas pelo Estado no dia 22 de julho.
A Secretaria de Saúde orienta que, se o adolescente recebeu recentemente alguma vacina atenuada (como contra febre amarela, tríplice viral) deve aguardar 30 dias para poder receber a vacina contra a Dengue.
Caso o adolescente tenha sido imunizado recentemente com vacina inativada (gripe ou covid-19), o intervalo para poder receber a vacina contra a dengue é de 24 horas.