
Nova Odessa recebe oficinas gratuitas de estamparia para mulheres
O projeto chega à cidade com capacitação em arte, empreendedorismo e práticas sustentáveis, promovendo geração de renda e protagonismo feminino
A cidade de Nova Odessa, no Interior de São Paulo, será palco da nova edição do Projeto Ateliê 11, iniciativa que une capacitação, arte e sustentabilidade para impulsionar a autonomia de mulheres em territórios de baixa renda.
As inscrições podem ser feitas até 22 de agosto pelo link: https://bit.ly/atelie11novaodessa ou presencialmente na R. das Peróbas, 114 – Jardim das PalmeirasNova Odessa – SP, 13460-000.
As oficinas ocorrerão às segundas e terças-feiras, das 8h às 11h, totalizando 40 horas de formação gratuita, a partir do dia 25 de agosto. Serão oferecidas 25 vagas gratuitas para oficinas de estamparia e empreendedorismo criativo, com foco na geração de renda e fortalecimento da autoestima feminina. As atividades seguem até 30 de setembro, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras.

Amala Malaman, coordenadora do Ateliê 11, destacada: “Cada projeto individual é uma prova viva do potencial feminino e do impacto da economia criativa. Em Cerquilho e Lençóis Paulista, vimos mulheres florescendo, não apenas como artistas, mas como empreendedoras que estão redefinindo seus próprios destinos. Nosso compromisso agora em Nova Odessa é continuar a nutrir esse ecossistema de apoio e colaboração, garantindo que a arte não seja apenas um refúgio, mas um motor de mudança social e econômica, com as mulheres no centro dessa transformação criativa.”
Após passar por cidades como Cerquilho e Lençóis Paulista, onde transformou realidades e revelou talentos locais, o Ateliê 11 consolida sua vocação como agente de transformação social. Nas oficinas, as participantes terão acesso a técnicas de estamparia manual (stencil, pintura, corte e moldes), fundamentos da economia criativa e práticas sustentáveis como upcycling e reaproveitamento de materiais descartados.
O projeto tem patrocínio da Desktop, empresa de telecomunicações que aposta na cultura e no protagonismo feminino como eixos de transformação. “Quando unimos arte, educação e inclusão digital com foco nas mulheres, os resultados reverberam em toda a comunidade. O Ateliê 11 já mostrou sua força em outras cidades, e estamos orgulhosos de apoiar sua chegada a Nova Odessa”, afirma Érica Palhares, especialista em ESG da Desktop.
Érica Palhares, especialista em ESG da Desktop, diz que a empresa patrocinadora do projeto acredita no poder da cultura como motor de transformação social. “Quando unimos arte, educação e inclusão digital com foco no protagonismo feminino, os resultados reverberam na comunidade como um todo. Estamos felizes em apoiar mais uma etapa do Ateliê 11, que já mostrou sua força em Cerquilho e Lençóis Paulista, e agora chega a Nova Odessa com o mesmo propósito: ampliar oportunidades e revelar talentos.”