Uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (12) prendeu cinco pessoas sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações. A investigação, batizada de Coffee Break, mira contratos da empresa Life Tecnologia Educacional com prefeituras do interior paulista, com indícios de superfaturamento e desvio de recursos destinados à compra de materiais didáticos para escolas públicas.

Entre os detidos estão o vice-prefeito de Hortolândia, Carlos Augusto César, conhecido como Cafú, e o secretário municipal de Educação, Fernando Gomes de Moraes. Um sexto investigado, o ex-secretário de Educação de Sumaré, José Aparecido Ribeiro Marin, encontra-se foragido.

A investigação aponta que o grupo teria inflacionado os preços de itens vendidos pela Life Tecnologia Educacional às prefeituras de Hortolândia, Limeira, Morungaba e Sumaré, resultando em um faturamento superior a R$ 86 milhões. Há indícios de lavagem de dinheiro e fraude em licitações, segundo a Polícia Federal.

Além de Cafú e Fernando Gomes de Moraes, foram presos André Gonçalves Mariano, proprietário da Life Tecnologia Educacional; Eduardo Maculan, apontado como o “doleiro” do esquema; e Abdalla Ahmad Fares, empresário.

O ex-prefeito de Limeira, Mario Botion, manifestou-se por meio de sua assessoria, afirmando que a licitação com a Life foi regular e transparente durante sua gestão e que ele está à disposição para esclarecimentos. O Governo do Estado informou que Botion será exonerado, a pedido dele, do cargo que ocupava na Diretoria de Convênios do Escritório Regional de Campinas. A atual administração de Limeira declarou que não renovou o contrato com a Life Educacional e não efetuou pagamentos à empresa em 2025.

A Prefeitura de Hortolândia informou que aguarda acesso às informações da investigação para definir as medidas que serão tomadas.

A defesa de Abdalla Ahmad Fares declarou que ainda não teve acesso ao processo e que a investigação comprovará a inocência do empresário. A Life Tecnologia Educacional informou que não vai se pronunciar. A defesa do vice-prefeito Cafú César afirmou que ingressará com medidas para tentar reverter a prisão preventiva assim que concluir a análise do inquérito.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Conexão Hortolândia
Conexão Hortolândia

O Conexão Hortolândia é um veículo de comunicação jornalística independente, dedicado a cobrir os principais fatos e acontecimentos de Hortolândia e da Região Metropolitana de Campinas (RMC).