O vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César (PSB), foi preso na manhã desta quarta-feira durante a Operação Coffee Break, que investiga suspeitas de fraudes em licitações públicas em cidades do interior de São Paulo. A ação, realizada pela Polícia Federal com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Militar, também resultou na prisão de Simone Antoniel, diretora de Gestão de Contratos da Prefeitura de Hortolândia.

A operação cumpriu um total de 50 mandados de busca e apreensão, com 19 deles sendo realizados na região de Campinas e outros oito em Piracicaba. A Justiça Federal expediu seis mandados de prisão preventiva, sendo três na região de Campinas e um na de Piracicaba.

As ações da Polícia Federal se concentraram em Campinas, Piracicaba, Hortolândia e Limeira, entre outras cidades.

Em Sumaré, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em prédios públicos, incluindo as secretarias de Educação e Administração, e também no Arquivo Público, que funciona no mesmo prédio da Secretaria de Obras. O mandado judicial determina a apreensão de cópias integrais dos processos licitatórios e dos contratos públicos da empresa Life Tecnologia Educacional Ltda. Os investigadores também estiveram na sede da Life em Piracicaba.

O secretário de Justiça de Sumaré, Valdemir Moreira dos Reis Júnior, informou que o contrato com a Life Tecnologia foi firmado na gestão anterior, por meio de ata de registro de preços. Essa modalidade permitiria à prefeitura adquirir diretamente materiais didáticos para as escolas públicas e equipamentos de robótica. O secretário esclareceu que, na atual gestão, o contrato permanece vigente, mas nunca foi acionado para a compra de materiais. A prefeitura abriu uma sindicância interna para apurar possíveis irregularidades no contrato antes da operação.

Já em Limeira, as investigações se concentraram na construtora MC Botion, localizada no bairro Vila Cidade Jardim e fundada pelo ex-prefeito Mário Botion.

Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que a diligência da Polícia Federal trata de apuração sobre denúncias em processo de licitação e que a Administração Municipal está à disposição dos órgãos de segurança para colaborar com as apurações. A Prefeitura de Sumaré informou que recebeu a Polícia Federal para cumprimento de mandado de busca e apreensão referente a contratos firmados em 2020, na gestão anterior. O Executivo Municipal está colaborando com as autoridades e ressaltou que a medida possui caráter exclusivamente investigativo. A Administração de Sumaré reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, mantendo o funcionamento normal de todos os serviços à população.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Conexão Hortolândia
Conexão Hortolândia

O Conexão Hortolândia é um veículo de comunicação jornalística independente, dedicado a cobrir os principais fatos e acontecimentos de Hortolândia e da Região Metropolitana de Campinas (RMC).