
O velório de Joicilene de Oliveira Pacheco, de 26 anos, vítima fatal da forte tempestade que atingiu Hortolândia no último domingo (23), será realizado a partir das 20h desta segunda-feira (24), na capela do Cemitério Parque Hortolândia. O sepultamento está agendado para a manhã de terça-feira (25), às 10h.
Momentos antes de ser arrastada pela correnteza no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Joicilene clamou por ajuda, informando que não sabia nadar. Pelo menos duas testemunhas confirmaram ter ouvido o apelo desesperado da jovem enquanto tentavam socorrê-la durante o temporal.
A força da água invadiu a rua, arrastando o carro em que ela estava. Um vídeo gravado por moradores registrou o momento em que a vítima gritava por socorro, tentando, sem sucesso, sair do veículo antes de ser levada pela enxurrada.
Marcos Costa, um dos moradores que tentaram o resgate, relatou que se aproximou com uma corda e orientou Joicilene a deixar o carro. “Ela estava com o vidro aberto e pediu ajuda desesperada. Falou: ‘Eu não sei nadar, não sei nadar’. Eu disse para ela sair que a gente pegava. Eu estava a dois metros dela”, disse Marcos. A correnteza, no entanto, arrastou o veículo rapidamente. “O carro foi girando em direção ao rio. Passou por cima da ponte e chegou a ficar submerso. Foi uma situação muito triste”, lamentou. Wilson Laurenzette, outro morador, também confirmou ter ouvido Joicilene dizer que não sabia nadar. “Ela se perdeu na descida da rua. A água tomou tudo e não dava para ver o que tinha pela frente. O carro aquaplanou, entrou na água, ela tentou sair, mas por fim se foi. Não teve como”, relatou Wilson.
A via onde ocorreu o acidente, localizada próxima a um córrego, permanece interditada nesta segunda-feira devido ao risco de novos alagamentos e deslizamentos. A Defesa Civil informou que o grande volume de água acumulada foi o responsável por arrastar e inundar rapidamente o veículo. “As equipes foram informadas por transeuntes de que uma vítima no interior do automóvel havia sido levada pela correnteza. Posteriormente, ela foi localizada em óbito”, informou o órgão em nota.
A Prefeitura de Hortolândia registrou 26 mm de chuva durante o temporal, causando diversos pontos de alagamento, queda de estruturas e transtornos em vários bairros da cidade.
Sobre o Autor