Nesta semana, equipes da Prefeitura de Hortolândia fazem eliminação de criadouros no condomínio Vila Flora, e nas regiões do Jd. Rosolém e Parque do Horto

O tempo está bem seco. Muita gente já tem sentido dificuldade para respirar e outros problemas de saúde por causa da baixa umidade do ar. Mas além de se cuidar, a população também precisa manter-se atenta com o Aedes aegypti. Com o aumento do calor, o mosquito fica mais ativo, e a sua reprodução tende  também a aumentar. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia alerta os moradores a redobrarem os cuidados contra o inseto. O município segue com o combate semanal ao Aedes aegypti. Esta semana, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria de Saúde, realiza a busca ativa no condomínio Villa Flora e nas regiões do Jardim Rosolém e Parque do Horto.    

Com a baixa umidade do ar, quem tem plantas em casa tende a regá-las mais vezes. O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, reforça que a população deve ficar atenta com o acúmulo de água parada nessas situações.

“Neste momento de tempo seco, a população deve observar principalmente evitar formar criadouros do Aedes aegypti em locais e objetos onde coloca água, como vasos e pratos de plantas. Outra medida importante é tampar caixas d´água, bem como tambores e tonéis para armazenar água”, alerta o veterinário.

BEBEDOUROS

Se você tem pets, como cães e gatos, é importante também ficar atento com os bebedouros dos seus animais. Esses objetos também podem servir de criadouro do Aedes aegypti. Por isso, o veterinário recomenda trocar a água regularmente. Bebedouros ainda devem ser higienizados com frequência para evitar que fiquem com ovos do Aedes aegypti grudados nas bordas. Por isso, a orientação é lavar os bebedouros com bucha para esfregar as bordas.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra este ano 19.751 casos notificados de Dengue, dos quais 6.840 casos positivos, oito óbitos confirmados e dois óbitos em investigação. Já de Chikungunya são 26 casos notificados, sendo um caso positivo e nenhum óbito. Este ano o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.

VACINAÇÃO

Hortolândia disponibiliza a vacina contra a Dengue nas UBSs (Unidades Básicas da Saúde). A vacinação é feita das 7h30 às 15h30.

Ainda durante a semana, as salas de vacinação de cinco unidades funcionam em horário ampliado para possibilitar que a população possa se imunizar. As cincos UBSs cujas salas de vacinação ficam abertas em horário ampliado durante a semana são:

– UBS Amanda II: até às 17h30
– UBS Dom Bruno Gamberini: até às 17h30
– UBS Rosolém: até às 17h30
– UBS Santa Clara: até às 17h30
– UBS Figueiras: até às 18h30

No final de julho, o município recebeu novo lote com doses da vacina do governo do Estado. O município estava sem receber o imunizante pelo governo estadual desde junho deste ano.