Nesta terça-feira (13), a Polícia Federal (PF) conduziu uma operação voltada ao combate do abuso sexual infantil, focando no armazenamento e compartilhamento de arquivos com conteúdo envolvendo crianças e adolescentes. Segundo a corporação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na cidade de Indaiatuba (SP).

Embora o alvo do mandado não tenha sido preso, a Polícia Federal apreendeu dois notebooks, sete HDs e uma arma de fogo pertencente a um dos moradores da residência, a qual estava sem registro.

Conforme informado pela PF, a investigação foi iniciada neste ano e revelou que, entre 2022 e 2024, a conexão de internet do imóvel do suspeito foi utilizada para acessar e distribuir vídeos e fotos de conteúdo de violência sexual contra menores. “Fortes indícios da materialidade criminosa”, afirma a nota oficial.

O suspeito pode ser indiciado por crimes de posse e compartilhamento de material envolvendo violência sexual contra crianças e adolescentes, com penas que podem chegar a até 10 anos de prisão.

A Polícia Federal também destacou a importância de que pais e responsáveis monitorem a atividade online dos filhos. A operação desta terça-feira faz parte de uma fase da operação “Escudo da Inocência”.