
O brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da FAB (Força Aérea Brasileira), anunciou em uma coletiva de imprensa no início da tarde deste domingo (11), em Vinhedo, que a recuperação das gravações das caixas-pretas do avião que caiu na cidade foi completamente bem-sucedida.
“Hoje pela manhã, recebemos a informação de que conseguimos, com 100% de sucesso, obter as informações de voz e dados que correspondem aos momentos que precederam esse trágico incidente para a sociedade”, declarou o militar.
A aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas caiu na sexta-feira (9), por volta das 13h30, em Vinhedo, resultando na morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
As gravações
O chefe do Cenipa explicou que estão sob a custódia das autoridades duas caixas-pretas da aeronave de matrícula PS-VPB: o gravador de voz, chamado Cockpit Voice Recorder, e o gravador de dados, conhecido como Flight Data Recorder. As gravações confirmam que a tripulação da aeronave não declarou emergência em nenhum momento aos órgãos de controle de tráfego aéreo.
Como estão as investigações sobre o acidente?
O brigadeiro Marcelo Moreno informou que, após a conclusão dessa primeira fase de extração e validação dos dados dos dois gravadores, a próxima etapa será o retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão em Brasília.
“Agora, estamos aguardando que nossos investigadores, que ainda se encontram comigo [em Vinhedo], regressem a Brasília para iniciarmos o trabalho de transformar esse grande volume de dados em informações úteis para a sociedade.”
Ele também explicou que os dois motores da aeronave serão guardados e analisados na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), localizada no Campo de Marte, em São Paulo.
“As instalações militares estão subordinadas ao Cenipa, em Brasília. Os motores serão isolados para análise por engenheiros qualificados e experientes, com o objetivo de emitir um laudo como parte da investigação, a fim de verificar se, durante o impacto, os motores estavam ou não operando com potência.”
O brigadeiro estimou que o relatório preliminar da investigação será apresentado em 30 dias, seguindo os protocolos internacionais.
Moreno destacou ainda que o Laboratório de Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData) da FAB possui a capacidade e autonomia necessárias para realizar a extração e análise dos dados das caixas-pretas no Brasil, sem depender de assistência internacional.
Autoridades estrangeiras apoiam a investigação
Durante a coletiva, o militar informou que o governo brasileiro convidou os países onde estão localizadas as empresas responsáveis pelo projeto e fabricação da aeronave, assim como os motores, em conformidade com os protocolos da Convenção de Aviação Civil Internacional, conhecida como Convenção de Chicago, que conta com 193 países signatários, incluindo o Brasil.
Dessa forma, peritos do Brasil, França e Canadá deverão colaborar na investigação das causas do acidente.
Desde a noite de sábado (10), três representantes da Agência Francesa (Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Sécurité De L’aviation Civile, BEA) estão trabalhando com os técnicos do Cenipa, pois a Avions de Transport Régional (ATR), fabricante francesa de aviões regionais, está sediada na França.
Neste momento, o brigadeiro Marcelo Moreno informou que representantes da agência canadense Transportation Safety Board (TSB), que certifica o motor turboélice PW127M, desenvolvido pela Pratt & Whitney Canada, também estão aguardados para aprofundar as investigações.
“Nas próximas horas, receberemos os investigadores do Transportation Safety Board of Canada e da fabricante Pratt & Whitney para dar continuidade à interação com os destroços na investigação.”
O BEA e o TSB são órgãos equivalentes ao Cenipa no Brasil.