
Hortolândia se prepara para uma sessão especial de cinema nesta sexta-feira (14/11), com a exibição do aclamado filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin. A iniciativa faz parte do projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), que visa levar cultura e entretenimento para diferentes públicos. A exibição está marcada para as 14h, no Cine Teatro, localizado dentro da Escola de Artes Augusto Boal, um espaço cultural situado na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A entrada é livre para todas as idades.
“Tempos Modernos”, lançado em 1936, é uma obra-prima que carrega a assinatura multifacetada de Chaplin, que atuou como diretor, produtor, roteirista e protagonista. O filme é o último em que o icônico personagem Carlitos é interpretado, marcando o fim de uma era.
A trama acompanha Carlitos em sua luta para sobreviver no cenário da industrialização. Através de uma narrativa com toques de humor, Chaplin oferece uma crítica ao capitalismo e à rotina exaustiva do trabalho fabril. O filme é notável por ser o primeiro a apresentar a voz de Carlitos. Uma das cenas mais emblemáticas é aquela em que o personagem fica preso nas engrenagens de uma máquina.
A história mostra Carlitos como um operário em uma linha de produção, onde a repetição constante o leva a um colapso nervoso, resultando em sua internação. Após receber alta, ele é erroneamente identificado como um líder sindical durante um protesto e é preso. Ao sair da prisão, ele consegue um emprego como segurança em uma loja, mas logo é demitido.
Posteriormente, Carlitos conhece e se apaixona por Ellen, uma jovem que enfrenta dificuldades financeiras e recorre ao roubo de alimentos para sustentar suas irmãs mais novas. Carlitos se envolve em mais uma confusão e é preso novamente. Após sua libertação, ele encontra trabalho como garçom no café onde Ellen trabalha como dançarina. Quando a polícia chega para prendê-la, Ellen foge com Carlitos.
Além de “Tempos Modernos”, o projeto Pontos MIS oferece outras sessões de cinema ao longo do mês:
19/11, às 14h: “O Menino e o Mundo”
28/11, às 14h: “O Sonho de Clarice”
Fonte: www.hortolandia.sp.gov.br
Sobre o Autor